Black Friday 2020

ANDAMENTO DOS TRABALHOS REALIZADOS NO ESTACIONAMENTO

8 de setembro de 2022 - Centro de Apoio Alphaville

PREZADOS SENHORES (as),

A Sociedade Alphaville Centro de Apoio, através de sua atual diretoria executiva, vem informar os andamentos dos trabalhos que estão sendo realizados no estacionamento da Avenida Vênus.

Como foi aprovado na última Assembleia Geral Extraordinária, em 29/06/2022, a contratação de uma segunda empresa para a elaboração de novo cálculo analítico, a diretoria contratou a empresa MFA3 ENGENHARIA CONSULTIVA, do Grupo Equilibrata, onde apresentamos o cronograma do andamento dos trabalhos:

  1. Em 13/07/2022, foi assinado o contrato com a empresa MFA3 com as seguinte atividades incluídas, abaixo relacionadas:

✓ ANÁLISE PRELIMINAR 

Realizada em função dos projetos e demais documentos a nós disponibilizados e através das informações fornecidas a respeito do uso, ocorrências, manutenções / intervenções realizadas, além de outros dados relevantes. 

✓ INSPEÇÃO TÉCNICA 

Realizada de forma visual e minuciosa, com objetivo de identificar, caracterizar e documentar as anomalias existentes nos elementos estruturais. 

Os dados coletados na inspeção técnica serão registrados e documentados através de fotos. 

VERIFICAÇÃO DA GEOMETRIA DA ESTRUTURA 

Será realizado in loco o “as Built” das estruturas (lajes, vigas e pilares) em comparação com o projeto estrutural. 

ENSAIO DE PROSPECÇÃO DE ARMADURAS – PACOMETRIA 

A posição e cobrimento das armaduras nos locais de interesse será realizada através de técnica de pacometria na face externa dos elementos. 

O equipamento empregado possui precisão e ajustes suficientes para que se tenha um bom reconhecimento da distribuição, comprimento de armadura, localização, recobrimento de concreto, estimativa de diâmetro e sentido da armadura. Ref.:

✓ INVESTIGAÇÕES 

Realizadas em pontos localizados e de interesse, através de método destrutivo, tendo em vista avaliar a interiorização das patologias existentes, grau de corrosão de armaduras, confirmação do diâmetro das armaduras, espessura da capa de concreto das lajes e demais dados relevantes. 

✓ MEDIÇÃO DE FLECHAS EM LAJES E VIGAS 

Os elementos que apresentarem flecha sensorial, conforme prescrição da Norma Técnica ABNT NBR6118, serão submetidos a medição com emprego de nível óptico “KERN-GK-23-C”, dotado de micrômetro, e régua “INVAR”; para medição das cotas das peças junto aos apoios e centros de vão. 

✓ ENSAIOS DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DO CONCRETO 

Realizados mediante extração de 16 (dezesseis) e compressão axial de testemunhos cilíndricos (corpos de prova) extraídos de peças estruturais (vigas e pilares) com utilização de perfuratriz, dotada de broca diamantada. 

✓ VERIFICAÇÃO DO GRAU DE CORROSÃO DAS ARMADURAS 

Efetuada por critério de amostragem em barras de aço das peças estruturais, mediante a medição do diâmetro atual, com a utilização de paquímetro, objetivando compará-los aos diâmetros nominais especificados em projetos, determinando-se o grau de redução das seções nominais das barras de aço. 

VERIFICAÇÃO ANALÍTICA TEÓRICA 

Subsidiando-se dos dados técnicos coletados/obtidos, será elaborada a análise estrutural, visando confrontar as atuais condições da estrutura aos parâmetros e preconizações estabelecidas nas Normas vigentes 

A análise estrutural abrangerá: 

a. Modelagem da estrutura e definição dos carregamentos considerando o projeto estrutural e arquitetura; 

b. Processamento da estrutura e verificação da estabilidade global e do dimensionamento, tendo em vista os elementos fornecidos no projeto estrutural; 

c. Análise das inspeções, levantamentos e ensaios realizados e introdução dos subsídios obtidos no modelo estrutural; 

d. Retroanalise da estrutura; 

e. Verificação das fundações a partir dos elementos de projeto fornecidos, isto é, considerando o projeto como as built

f. Identificação de eventuais desconformidades dos elementos estruturais perante os critérios previstos em Normas da ABNT. 

g. Definição das peças estruturais a serem eventualmente recuperadas, reforçadas ou eventualmente substituídas. 

Nesta etapa dos trabalhos, não está contemplada a elaboração de projetos de reforço estrutural.

✓ CLASSIFICAÇÃO DO GRAU DE RISCO 

A classificação quanto ao grau de risco da patologia, anomalia ou falha, será fundamentada, considerando o grau de risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, sendo

– Crítico: risco de provocar danos contra a saúde e segurança das pessoas e do meio ambiente; perda excessiva de desempenho e funcionalidade causando possíveis paralisações; aumento excessivo de custo de manutenção e recuperação; comprometimento sensível de vida útil. 

Médio: risco de provocar a perda parcial de desempenho e funcionalidade da edificação, sem prejuízo à operação direta de sistemas, e deterioração precoce. 

– Mínimo: risco de causar pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário. 

✓ RELATÓRIO TÉCNICO 

Todos os dados reunidos serão apresentados em forma de relatório técnico, em via eletrônica, contendo: 

– Caracterização da edificação. 

– Descrição dos serviços realizados. 

– Documentação fotográfica legendada. 

– Croquis de posicionamento das fotos. 

– Resultados obtidos nos ensaios e investigações realizados. 

– Causas geradoras das anomalias / patologias. 

– Classificação do grau de risco. 

– Parecer técnico / Conclusões. 

– Recomendações. 

– ART (Anotação de responsabilidade técnica). 

  1. Para todo o serviço acima citado, a sociedade pagará o valor total de R$115.500,00 (cento e quinze mil e quinhentos reais), dividido em 4x parcelas iguais;
  2. Também foi contratado o Eng. Jaderson Antunes, com experiencia na área de concreto, para fazer todo o acompanhamento dos trabalhos da MFA3;
  3. Entre os dias 22/07/2022 a 29/07/2022, foi realizada Inspeção Técnica de todos os documentos físicos da época de construção da obra do estacionamento, e Conferencia Geométrica de toda a estrutura no local;
  4. Entre os dias 01/08/2022 a 05/08/2022, foi feita a Medição de flechas na estrutura;
  5. Entre os dias 09/08/2022 a 19/08/2022, será feita a Prospecção das Armaduras, as Investigações destrutivas, a Extração de testemunhos de concreto e a Verificação do grau de corrosão das armaduras.
  6. Em 16/08/2022, foi feita uma reunião em nossa sede com todos os envolvidos, MFA3, Eng. Jaderson e a diretoria executiva, para acompanhamento dos serviços que estão sendo realizados;
  7. A previsão de entrega do laudo final pela empresa MFA3 ENGENHARIA CONSULTIVA, do Grupo Equilibrata, será no final de setembro/2022, na qual fornecerá um laudo sobre a situação da estrutural;
  8. Caso seja recomendado projeto de reforço estrutural, estima-se mais 30 (trinta) dias, da data de contratação desse novo projeto para elaboração;
  9. E com este novo projeto de reforço estrutural em mãos, estima-se mais 15 (quinze) dias para elaboração de proposta orçamentaria por parte das empresas que já nos apresentaram a 1º cotação;
  10. Em 30/11/2022 previsão de nova assembleia para deliberação sobre a escolha da empresa e forma de pagamento, pelos Associados do “Centro de Apoio 2”, dos custos e despesas necessárias para a reparação do estacionamento.

Qualquer dúvida e/ou informação, estamos a disposição.

Sem mais, e certos de podermos contar com vossa compreensão e ajuda, subscrevemo-nos.

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO 2022