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ANDAMENTO DOS TRABALHOS REALIZADOS NO ESTACIONAMENTO

8 de setembro de 2022 - Centro de Apoio Alphaville

PREZADOS SENHORES (as),

A Sociedade Alphaville Centro de Apoio, através de sua atual diretoria executiva, vem informar os andamentos dos trabalhos que estão sendo realizados no estacionamento da Avenida Vênus.

Como foi aprovado na última Assembleia Geral Extraordinária, em 29/06/2022, a contratação de uma segunda empresa para a elaboração de novo cálculo analítico, a diretoria contratou a empresa MFA3 ENGENHARIA CONSULTIVA, do Grupo Equilibrata, onde apresentamos o cronograma do andamento dos trabalhos:

  1. Em 13/07/2022, foi assinado o contrato com a empresa MFA3 com as seguinte atividades incluídas, abaixo relacionadas:

✓ ANÁLISE PRELIMINAR 

Realizada em função dos projetos e demais documentos a nós disponibilizados e através das informações fornecidas a respeito do uso, ocorrências, manutenções / intervenções realizadas, além de outros dados relevantes. 

✓ INSPEÇÃO TÉCNICA 

Realizada de forma visual e minuciosa, com objetivo de identificar, caracterizar e documentar as anomalias existentes nos elementos estruturais. 

Os dados coletados na inspeção técnica serão registrados e documentados através de fotos. 

VERIFICAÇÃO DA GEOMETRIA DA ESTRUTURA 

Será realizado in loco o “as Built” das estruturas (lajes, vigas e pilares) em comparação com o projeto estrutural. 

ENSAIO DE PROSPECÇÃO DE ARMADURAS – PACOMETRIA 

A posição e cobrimento das armaduras nos locais de interesse será realizada através de técnica de pacometria na face externa dos elementos. 

O equipamento empregado possui precisão e ajustes suficientes para que se tenha um bom reconhecimento da distribuição, comprimento de armadura, localização, recobrimento de concreto, estimativa de diâmetro e sentido da armadura. Ref.:

✓ INVESTIGAÇÕES 

Realizadas em pontos localizados e de interesse, através de método destrutivo, tendo em vista avaliar a interiorização das patologias existentes, grau de corrosão de armaduras, confirmação do diâmetro das armaduras, espessura da capa de concreto das lajes e demais dados relevantes. 

✓ MEDIÇÃO DE FLECHAS EM LAJES E VIGAS 

Os elementos que apresentarem flecha sensorial, conforme prescrição da Norma Técnica ABNT NBR6118, serão submetidos a medição com emprego de nível óptico “KERN-GK-23-C”, dotado de micrômetro, e régua “INVAR”; para medição das cotas das peças junto aos apoios e centros de vão. 

✓ ENSAIOS DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DO CONCRETO 

Realizados mediante extração de 16 (dezesseis) e compressão axial de testemunhos cilíndricos (corpos de prova) extraídos de peças estruturais (vigas e pilares) com utilização de perfuratriz, dotada de broca diamantada. 

✓ VERIFICAÇÃO DO GRAU DE CORROSÃO DAS ARMADURAS 

Efetuada por critério de amostragem em barras de aço das peças estruturais, mediante a medição do diâmetro atual, com a utilização de paquímetro, objetivando compará-los aos diâmetros nominais especificados em projetos, determinando-se o grau de redução das seções nominais das barras de aço. 

VERIFICAÇÃO ANALÍTICA TEÓRICA 

Subsidiando-se dos dados técnicos coletados/obtidos, será elaborada a análise estrutural, visando confrontar as atuais condições da estrutura aos parâmetros e preconizações estabelecidas nas Normas vigentes 

A análise estrutural abrangerá: 

a. Modelagem da estrutura e definição dos carregamentos considerando o projeto estrutural e arquitetura; 

b. Processamento da estrutura e verificação da estabilidade global e do dimensionamento, tendo em vista os elementos fornecidos no projeto estrutural; 

c. Análise das inspeções, levantamentos e ensaios realizados e introdução dos subsídios obtidos no modelo estrutural; 

d. Retroanalise da estrutura; 

e. Verificação das fundações a partir dos elementos de projeto fornecidos, isto é, considerando o projeto como as built

f. Identificação de eventuais desconformidades dos elementos estruturais perante os critérios previstos em Normas da ABNT. 

g. Definição das peças estruturais a serem eventualmente recuperadas, reforçadas ou eventualmente substituídas. 

Nesta etapa dos trabalhos, não está contemplada a elaboração de projetos de reforço estrutural.

✓ CLASSIFICAÇÃO DO GRAU DE RISCO 

A classificação quanto ao grau de risco da patologia, anomalia ou falha, será fundamentada, considerando o grau de risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, sendo

– Crítico: risco de provocar danos contra a saúde e segurança das pessoas e do meio ambiente; perda excessiva de desempenho e funcionalidade causando possíveis paralisações; aumento excessivo de custo de manutenção e recuperação; comprometimento sensível de vida útil. 

Médio: risco de provocar a perda parcial de desempenho e funcionalidade da edificação, sem prejuízo à operação direta de sistemas, e deterioração precoce. 

– Mínimo: risco de causar pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário. 

✓ RELATÓRIO TÉCNICO 

Todos os dados reunidos serão apresentados em forma de relatório técnico, em via eletrônica, contendo: 

– Caracterização da edificação. 

– Descrição dos serviços realizados. 

– Documentação fotográfica legendada. 

– Croquis de posicionamento das fotos. 

– Resultados obtidos nos ensaios e investigações realizados. 

– Causas geradoras das anomalias / patologias. 

– Classificação do grau de risco. 

– Parecer técnico / Conclusões. 

– Recomendações. 

– ART (Anotação de responsabilidade técnica). 

  1. Para todo o serviço acima citado, a sociedade pagará o valor total de R$115.500,00 (cento e quinze mil e quinhentos reais), dividido em 4x parcelas iguais;
  2. Também foi contratado o Eng. Jaderson Antunes, com experiencia na área de concreto, para fazer todo o acompanhamento dos trabalhos da MFA3;
  3. Entre os dias 22/07/2022 a 29/07/2022, foi realizada Inspeção Técnica de todos os documentos físicos da época de construção da obra do estacionamento, e Conferencia Geométrica de toda a estrutura no local;
  4. Entre os dias 01/08/2022 a 05/08/2022, foi feita a Medição de flechas na estrutura;
  5. Entre os dias 09/08/2022 a 19/08/2022, será feita a Prospecção das Armaduras, as Investigações destrutivas, a Extração de testemunhos de concreto e a Verificação do grau de corrosão das armaduras.
  6. Em 16/08/2022, foi feita uma reunião em nossa sede com todos os envolvidos, MFA3, Eng. Jaderson e a diretoria executiva, para acompanhamento dos serviços que estão sendo realizados;
  7. A previsão de entrega do laudo final pela empresa MFA3 ENGENHARIA CONSULTIVA, do Grupo Equilibrata, será no final de setembro/2022, na qual fornecerá um laudo sobre a situação da estrutural;
  8. Caso seja recomendado projeto de reforço estrutural, estima-se mais 30 (trinta) dias, da data de contratação desse novo projeto para elaboração;
  9. E com este novo projeto de reforço estrutural em mãos, estima-se mais 15 (quinze) dias para elaboração de proposta orçamentaria por parte das empresas que já nos apresentaram a 1º cotação;
  10. Em 30/11/2022 previsão de nova assembleia para deliberação sobre a escolha da empresa e forma de pagamento, pelos Associados do “Centro de Apoio 2”, dos custos e despesas necessárias para a reparação do estacionamento.

Qualquer dúvida e/ou informação, estamos a disposição.

Sem mais, e certos de podermos contar com vossa compreensão e ajuda, subscrevemo-nos.

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO 2022

NOTA DE ESCLARECIMENTO – INTERDIÇÃO PARCIAL DO ESTACIONAMENTO DO EDIFÍCIO GARAGEM

29 de abril de 2022 - Centro de Apoio Alphaville

Foi publicado em Rede Social, com repercussão local, alguns questionamentos sobre a interdição PARCIAL do Edifício Garagem, aproveitamos para esclarecer alguns pontos:

A. Foi emitido um laudo, pela reconhecida empresa de engenharia consultiva Falcão Bauer. Neste laudo foi recomendada a interdição imediata das vagas descobertas do Ed. Garagem, cuja estrutura atual só atende as cargas relativas ao peso próprio, correndo o risco de colapsar caso seja mantidas as cargas de circulação (dinâmicas) e estacionamento de veículos (estáticas). 

B. Não existe nenhum risco da estrutura do Ed. Garagem “cair” somente com seu peso próprio (sem veículos estacionados ou circulando sobre a laje). Sendo assim, seu subsolo é totalmente seguro para uso.

C. A atual administração do Centro de Apoio 2 não foi a responsável pelo projeto/construção do edifício garagem (gestão 2010-2014). A atual gestão, eleita a partir de 2018 e reeleita em 2020, se preocupa em tornar o Ed. Garagem seguro para sua plena utilização, com 100% da sua capacidade, o mais breve possível.

D. A atual administração está com prioridade absoluta no projeto/execução da obra de reforço estrutural, mas infelizmente não se realiza uma obra desse porte, sem as etapas de: projeto, licitação da obra e arrecadação de fundos junto aos associados.

E. No dia 15/3 a PREFEITURA foi informada sobre a necessidade da interdição das vagas superiores do edifício garagem e, nesta ocasião, foi proposto pela SACA várias alternativas de vagas para mitigação do impacto no comércio. No entanto não houve nenhuma colaboração por parte da prefeitura em implanta-las, até o momento. Vale destacar que essas medidas podem ser apenas sugeridas pela SACA, pois a organização do sistema viário e sua fiscalização são responsabilidade da PREFEITURA.

F. Quanto à segurança do subsolo, informamos que existe um sistema de monitoramento  /segurança particular 24h, e que há anos não existe registro de furto ou assalto neste pavimento inferior.

Ademais, vale esclarecer também que existem 4 atores envolvidos:

1. Os Frequentadores – pessoas que frequentam, trabalham, consomem e utilizam serviços prestados a pelos estabelecimentos.

2. Os Estabelecimentos – São empresas (não necessariamente comércios) e/ou empreendedores que oferecem produtos e serviços aos frequentadores. São investidores 

que acreditam no potencial e na localização privilegiada do Centro de Apoio, mas não são responsáveis pela sua administração.

3. A SACA – Sociedade Alphaville Centro de Apoio – representa os associados proprietários de imóveis (e pioneiros como investidores imobiliários do Centro de Apoio). 

3.1 Através de recolhimento de taxa condominial ordinária, a SACA é responsável por administrar a segurança particular/monitoramento 24h, limpeza urbana, jardinagem e outros serviços para bem estar dos frequentadores e valorização dos imóveis dos associados.

3.2 Através do recolhimento das taxas de investimento extraordinárias, são feitas arrecadações de investimentos como a que projetou e construiu o Ed. Garagem, e também será responsável pelo projeto/execução do seu reforço estrutural.

*A SACA não tem autonomia para realizar nenhuma alteração no Sistema Viário, seja das ruas internas ou externas. Neste aspecto, somos totalmente dependentes da colaboração da PREFEITURA.

4. A Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba – Onde a SACA e seus imóveis estão inseridos. 

4.1 Através da arrecadação do IPTU e outros impostos, são responsáveis por prestar as demais infra-estruturas e serviços públicos, não cobertos pela SACA, com destaque organização/fiscalização do sistema viário e segurança da GCM (com poder de abordagem, que a segurança particular da SACA não possui).

Sem mais, esperamos ter esclarecido suficientemente as dúvidas, e certos de podermos contar com vossa compreensão.

Administração 

Gestão 2020-22

MANUTENÇÃO DO ESTACIONAMENTO

18 de março de 2022 - Centro de Apoio Alphaville

COMUNICADO INTERNO – Nº007/2022

Prezados,

Informamos que as vagas de automóveis da parte superior do Edifício Garagem serão interditadas temporariamente por motivos técnicos de manutenção preventiva a partir de 21/03/2022.

As vagas cobertas do subsolo permanecerão totalmente disponíveis, e sugerimos que sejam ocupadas pelos frequentadores

Faremos também alterações no sistema viário, a fim criar alternativas as vagas temporariamente perdidas:

1- Av. Vênus somente com uma mão “subindo”, mas com vagas paralelas dos dois lados;

2- Trecho da Av. Pinarello em mão dupla, na saída da Av. Venus, para acesso as vagas deste bolsão externo;

3 – Otimização das vagas da Av. Pinarello e do Bolsão Pinarello;

4 – Cal. Antares temporariamente sem exigência de “30 min com pisca ligado”

Previsão de duração das obras de manutenção: 6 meses

Qualquer duvida e/ou informação, estamos a disposição

Sem mais, e certos de podermos contar com vossa compreensão e ajuda, subscrevemo-nos.

Administração 

Gestão 2022