Black Friday 2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO – INTERDIÇÃO PARCIAL DO ESTACIONAMENTO DO EDIFÍCIO GARAGEM

29 de abril de 2022 - Centro de Apoio Alphaville

Foi publicado em Rede Social, com repercussão local, alguns questionamentos sobre a interdição PARCIAL do Edifício Garagem, aproveitamos para esclarecer alguns pontos:

A. Foi emitido um laudo, pela reconhecida empresa de engenharia consultiva Falcão Bauer. Neste laudo foi recomendada a interdição imediata das vagas descobertas do Ed. Garagem, cuja estrutura atual só atende as cargas relativas ao peso próprio, correndo o risco de colapsar caso seja mantidas as cargas de circulação (dinâmicas) e estacionamento de veículos (estáticas). 

B. Não existe nenhum risco da estrutura do Ed. Garagem “cair” somente com seu peso próprio (sem veículos estacionados ou circulando sobre a laje). Sendo assim, seu subsolo é totalmente seguro para uso.

C. A atual administração do Centro de Apoio 2 não foi a responsável pelo projeto/construção do edifício garagem (gestão 2010-2014). A atual gestão, eleita a partir de 2018 e reeleita em 2020, se preocupa em tornar o Ed. Garagem seguro para sua plena utilização, com 100% da sua capacidade, o mais breve possível.

D. A atual administração está com prioridade absoluta no projeto/execução da obra de reforço estrutural, mas infelizmente não se realiza uma obra desse porte, sem as etapas de: projeto, licitação da obra e arrecadação de fundos junto aos associados.

E. No dia 15/3 a PREFEITURA foi informada sobre a necessidade da interdição das vagas superiores do edifício garagem e, nesta ocasião, foi proposto pela SACA várias alternativas de vagas para mitigação do impacto no comércio. No entanto não houve nenhuma colaboração por parte da prefeitura em implanta-las, até o momento. Vale destacar que essas medidas podem ser apenas sugeridas pela SACA, pois a organização do sistema viário e sua fiscalização são responsabilidade da PREFEITURA.

F. Quanto à segurança do subsolo, informamos que existe um sistema de monitoramento  /segurança particular 24h, e que há anos não existe registro de furto ou assalto neste pavimento inferior.

Ademais, vale esclarecer também que existem 4 atores envolvidos:

1. Os Frequentadores – pessoas que frequentam, trabalham, consomem e utilizam serviços prestados a pelos estabelecimentos.

2. Os Estabelecimentos – São empresas (não necessariamente comércios) e/ou empreendedores que oferecem produtos e serviços aos frequentadores. São investidores 

que acreditam no potencial e na localização privilegiada do Centro de Apoio, mas não são responsáveis pela sua administração.

3. A SACA – Sociedade Alphaville Centro de Apoio – representa os associados proprietários de imóveis (e pioneiros como investidores imobiliários do Centro de Apoio). 

3.1 Através de recolhimento de taxa condominial ordinária, a SACA é responsável por administrar a segurança particular/monitoramento 24h, limpeza urbana, jardinagem e outros serviços para bem estar dos frequentadores e valorização dos imóveis dos associados.

3.2 Através do recolhimento das taxas de investimento extraordinárias, são feitas arrecadações de investimentos como a que projetou e construiu o Ed. Garagem, e também será responsável pelo projeto/execução do seu reforço estrutural.

*A SACA não tem autonomia para realizar nenhuma alteração no Sistema Viário, seja das ruas internas ou externas. Neste aspecto, somos totalmente dependentes da colaboração da PREFEITURA.

4. A Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba – Onde a SACA e seus imóveis estão inseridos. 

4.1 Através da arrecadação do IPTU e outros impostos, são responsáveis por prestar as demais infra-estruturas e serviços públicos, não cobertos pela SACA, com destaque organização/fiscalização do sistema viário e segurança da GCM (com poder de abordagem, que a segurança particular da SACA não possui).

Sem mais, esperamos ter esclarecido suficientemente as dúvidas, e certos de podermos contar com vossa compreensão.

Administração 

Gestão 2020-22